






1-Área de Linguagens Códigos e suas tecnologias
A disciplina Artes na 5a série , desenvolveu no decorrer da I unidade conteúdos relacionados as orígens da arte , formas de expressões artísticas e contextualizou o tema no nosso estado , tratando aspectos da preservação dos nossos sítios arqueólogicos .
A arte dos povos gregos foi revisitada na 6a série com releituras de obras mais relevantes dentro do contexto artístico cultural dessa civilização . Na 7a série o Renascimento Cultural foi viés para releituras das produções artísticas desta época, atreladas a mentalidade dos séculos XV e XVI, na 8a Série, o expressionismo alemão serviu de base para o entendimento das mudanças sócio culturais ocorridas no pós guerra , a obra do artista Edward Munch , o grito , foi reinterpretada . O método de ensino de arte usado na disciplina se apoia na Metodologia Triangular (http://www.anpuh.uepg.br/xxiii-simposio/anais/textos/LÃGIA%20MARIA%20BUENO%20PEREIRA%20BACARIN%20E%20AMÉLIA%20KIMIKO%20NOMA.pdf) trazida para o Brasil , pela arte educadora Ana Mae Barbosa e que compõe o corpo dos parâmetros curriculares nacionais. http://artesvisuaisclasse4.blogspot.com/
A disciplina Jornalismo, nas 7a e 8a séries, ministrada pelo docente Luiz Cláudio Rebello Pontes, teve como eixo norteador o tema :o jornalismo e as tecnologias , que através de uma oficina de Blog, culminando com a criação de um jornal eletrônico.
2-Área de Ciências da Natureza Matemática e suas tecnologias.
A disciplina Educação Física ministrada pela professora Juciara Dórea desenvolveu a temática movimento que é uma condição indispensável ao ser humano e através dele que nos relacionamos com o outro e com a realidade. A temática foi intertextualizada com as disciplinas Língua Portuguesa e Artes, possibilitando uma aprendizagem multidisciplinar. A professora Ana Lilia Rodrigues, desenvolveu atividades relacionadas a temática qualidade de vida e atividade física, tendo como enfoque a nutrição e hábitos alimentares, despertando nos mesmos novas posturas alimentares, como por exemplo a reeducação alimentar, desta maneira conscientizamos a comunidade estudantil para problemas que preocupam o mundo contemporâneo, a anorexia e a bulimia.
Em Ciências no ensino fundamental foram realizadas ações de conscientização para construção da caminhada na Luta contra a dengue.
3-Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias
A docente da disciplina História do ensino fundamental , Urânia Julieta Bandeira Deveza , desenvolveu ao longo da I unidade, atividades relacionadas ao surgimento do homem ,a sua relação tempo e espaço, Pré-história e formação de aldeias e cidades estado, na 6a série foi abordado o tema Idade Média e Islamismo, a disciplina trabalha a interdisciplinaridade , tendo como interfaces artes , geografia e língua portuguesa. A docente da disciplina Geografia ,Bárbara Viana Neves , desenvolveu junto as turmas do ensino médio uma investigação acerca das Heroínas Negras do Brasil e da Bahia nos Séculos XVIII ao XX, o trabalho propõe um repensar da historiografia tradicional , que foca no pensamento eurocêntrico , foram mencionadas na investigação as seguintes personagens ; Maria Filipa nascida na Ilha de Itaparica, comandou exércitos nas lutas em prol da Independência da Bahia , Lelia Gonzalez, Dandara,Escrava Anástacia,Tia Ciáta, Menininha do Gantois ,Luiza Mahim, Mãe Estela de Oxóssi, dentre outras, a investigação resultou na criação de um blog intitulado :http://memoriasafroindigena.blogspot.com/. A professora Adriana da Conceição Rodrigues Moreira docente da disciplina Geografia no ensino fundamental desenvolveu com suas turmas uma oficina de blog para estimular a escrita , leitura e pesquisa. http://geoesfera08.blogspot.com/
andreza gloria 8°c
ResponderExcluir