BEM VINDO AO BLOG DA ESCOLA CLASSE IV - CECR! - A criação deste blog, contendo fotos, textos e vídeos, tem como único objetivo, a divulgação de atividades realizadas na Escola Classe IV - CECR/Salvador-Bahia/Brasil. Ano de criação do blog - 2009.
"... A liberdade não é ausência e restrições, mas auto-direção, disciplina compreendida e consentida; a igualdade não é fácil nivelamento, mas oportunidade igual de conquistar o poder, o saber e o mérito; a fraternidade é mais que tudo isto, mais que virtude, mais que saber: é sabedoria, é possuir o conceito profundo de nossa identidade de destino e de nossa identidade de origem..."
Anísio Teixeira - Discurso proferido na Assembléia Constituinte da Bahia, Salvador, 1947.

HOMENAGENS AOS 60 ANOS DO CECR

segunda-feira

Ações pedagógicas realizadas no decorrer da I unidade



Aluna do 2º ano do Ensino Médio demonstrando atividades da disciplina Educação Física

artes 8a série
artes 7a série
artes 6a série
artes 5a série
Geografia Ensino Médio
1-Área de Linguagens Códigos e suas tecnologias
A disciplina Artes na 5a série , desenvolveu no decorrer da I unidade conteúdos relacionados as orígens da arte , formas de expressões artísticas e contextualizou o tema no nosso estado , tratando aspectos da preservação dos nossos sítios arqueólogicos .
A arte dos povos gregos foi revisitada na 6a série com releituras de obras mais relevantes dentro do contexto artístico cultural dessa civilização . Na 7a série o Renascimento Cultural foi viés para releituras das produções artísticas desta época, atreladas a mentalidade dos séculos XV e XVI, na 8a Série, o expressionismo alemão serviu de base para o entendimento das mudanças sócio culturais ocorridas no pós guerra , a obra do artista Edward Munch , o grito , foi reinterpretada . O método de ensino de arte usado na disciplina se apoia na Metodologia Triangular (http://www.anpuh.uepg.br/xxiii-simposio/anais/textos/LÍGIA%20MARIA%20BUENO%20PEREIRA%20BACARIN%20E%20AMÉLIA%20KIMIKO%20NOMA.pdf) trazida para o Brasil , pela arte educadora Ana Mae Barbosa e que compõe o corpo dos parâmetros curriculares nacionais. http://artesvisuaisclasse4.blogspot.com/


A disciplina Jornalismo, nas 7a e 8a séries, ministrada pelo docente Luiz Cláudio Rebello Pontes, teve como eixo norteador o tema :o jornalismo e as tecnologias , que através de uma oficina de Blog, culminando com a criação de um jornal eletrônico.
2-Área de Ciências da Natureza Matemática e suas tecnologias.
A disciplina Educação Física ministrada pela professora Juciara Dórea desenvolveu a temática movimento que é uma condição indispensável ao ser humano e através dele que nos relacionamos com o outro e com a realidade. A temática foi intertextualizada com as disciplinas Língua Portuguesa e Artes, possibilitando uma aprendizagem multidisciplinar. A professora Ana Lilia Rodrigues, desenvolveu atividades relacionadas a temática qualidade de vida e atividade física, tendo como enfoque a nutrição e hábitos alimentares, despertando nos mesmos novas posturas alimentares, como por exemplo a reeducação alimentar, desta maneira conscientizamos a comunidade estudantil para problemas que preocupam o mundo contemporâneo, a anorexia e a bulimia.
Em Ciências no ensino fundamental foram realizadas ações de conscientização para construção da caminhada na Luta contra a dengue.
3-Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias
A docente da disciplina História do ensino fundamental , Urânia Julieta Bandeira Deveza , desenvolveu ao longo da I unidade, atividades relacionadas ao surgimento do homem ,a sua relação tempo e espaço, Pré-história e formação de aldeias e cidades estado, na 6a série foi abordado o tema Idade Média e Islamismo, a disciplina trabalha a interdisciplinaridade , tendo como interfaces artes , geografia e língua portuguesa. A docente da disciplina Geografia ,Bárbara Viana Neves , desenvolveu junto as turmas do ensino médio uma investigação acerca das Heroínas Negras do Brasil e da Bahia nos Séculos XVIII ao XX, o trabalho propõe um repensar da historiografia tradicional , que foca no pensamento eurocêntrico , foram mencionadas na investigação as seguintes personagens ; Maria Filipa nascida na Ilha de Itaparica, comandou exércitos nas lutas em prol da Independência da Bahia , Lelia Gonzalez, Dandara,Escrava Anástacia,Tia Ciáta, Menininha do Gantois ,Luiza Mahim, Mãe Estela de Oxóssi, dentre outras, a investigação resultou na criação de um blog intitulado :http://memoriasafroindigena.blogspot.com/. A professora Adriana da Conceição Rodrigues Moreira docente da disciplina Geografia no ensino fundamental desenvolveu com suas turmas uma oficina de blog para estimular a escrita , leitura e pesquisa. http://geoesfera08.blogspot.com/

Um comentário:

VIDE POSTAGENS MAIS ANTIGAS

12 DE JULHO - ANIVERSÁRIO DE ANÍSIO TEIXEIRA

Homenagem a Anísio Teixeira
Idealizador do Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Escola Parque
Escola Classe I
Escola Classe II
Escola Classe III
Escola Classe IV
Escola Estadual Álvaro Silva
Escola Estadual Anísio Teixeira
Escola Estadual Professora Candolina
Escola Estadual Celina Pinho

VIDE VÍDEO ABAIXO

12 DE JULHO - ANIVERSÁRIO DE ANÍSIO TEIXEIRA

VÍDEO DE ABERTURA DO 2º SEMESTRE 2010 - ESCOLA PARQUE E ESCOLA CLASSE IV

TV Anísio Teixeira começa a veicular produção audiovisual pela TVE

Começa nesta segunda-feira (7) a veiculação audiovisual da TV Anísio Teixeira pela TV Educativa (TVE). Parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Secretaria da Educação, a TV pública arte-educativa do Estado foi lançada no dia 19 de abril de 2010, no Palacete das Artes Rodin Bahia. A partir das 20h30 de hoje (7), a TV Anísio Teixeira veicula, em TV aberta, o Almanaque Viramundo, uma revista eletrônica inspirada nos antigos almanaques. Cada programa da série é composto por diversos quadros, um mosaico que traz curiosidades ligadas às disciplinas escolares, perfis, depoimentos, informações e dados da Educação e dos movimentos culturais da Bahia.

Educação em Pauta: Secretaria da Educação lança TV Anísio Teixeira