BEM VINDO AO BLOG DA ESCOLA CLASSE IV - CECR! - A criação deste blog, contendo fotos, textos e vídeos, tem como único objetivo, a divulgação de atividades realizadas na Escola Classe IV - CECR/Salvador-Bahia/Brasil. Ano de criação do blog - 2009.
"... A liberdade não é ausência e restrições, mas auto-direção, disciplina compreendida e consentida; a igualdade não é fácil nivelamento, mas oportunidade igual de conquistar o poder, o saber e o mérito; a fraternidade é mais que tudo isto, mais que virtude, mais que saber: é sabedoria, é possuir o conceito profundo de nossa identidade de destino e de nossa identidade de origem..."
Anísio Teixeira - Discurso proferido na Assembléia Constituinte da Bahia, Salvador, 1947.

HOMENAGENS AOS 60 ANOS DO CECR

quarta-feira

Semana pedagógica da Escola Classe IV culmina com visita ao Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira

dependências do museu

professores Sérgio, Miriam ,Márcia, Marília e Moysés

a educadora Jamília interagindo com o grupo de professores
Professora Miriam , professor Moysés, educadora Jamília e Joilda vice-diretora

A professora de Língua Portuguesa Miriam a educadora do Museu Jamília e a Vice diretora Joilda

Os professores participando da oficina após a visita
Miriam , Joilda, Jussara, Ronaldo , Bárbara e Cláudio

A semana pedagógica da Escola Classe IV , teve programação bastante diversificada, transitando, de uma análise diagnóstica do ano letivo de 2009, possibilitando aos participantes uma revisão e reflexão da sua prática, passando pela discussão das novas portarias e novos componentes curriculares, culminando com uma visita técnica ao MUNCAB Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira , ação que visou aproximar o corpo docente das práticas e saberes ancestrais e contemporâneos do povo africano da região do Benin , antigo Daomé , instrumentalizando-os para a inclusão da disciplina Cultura Afro Brasileira e Ameríndia no currículo do Ensino fundamental II.A ação foi muito elogiada pelos docentes que sugeriram outros encontros com este próposito .Durante a jornada, foi também discutido a adoção da disciplina Pesquisa Científica na parte diversificada do Ensino Médio de modo a desenvolver no educando atitudes investigativas e instigadoras de sua participação no desenvolvimento do conhecimento na sociedade como um todo.

quinta-feira

CURSO TÉCNICO EM JARDINAGEM COM ÊNFASE EM PAISAGISMO






O curso Técnico em Jardinagem com ênfase em Paisagismo, que será oferecido pela Escola Parque , visa à profissionalização na área de Jardinagem com ênfase em Paisagismo a partir do desenvolvimento de habilidades e competências concernentes aos saberes e técnicas da área.

Na atualidade, o verde passou a assumir papel preponderante no dia a dia do ser humano, principalmente para àqueles que habitam as cidades; local este comprometido intensamente no que diz respeito aos recursos naturais. A manutenção da vegetação, seja nas áreas públicas, quanto nas privadas, nos grandes centros é algo fundamental para o equilíbrio desses locais, já que a ocupação, quase sempre desordenada, fez a mancha verde urbana desaparecer, comprometendo assim a qualidade de vida desses ambientes.
O aquecimento global é outro fenômeno que tem na vegetação uma possível saída para a minimização dos resultados danosos provocados pelo aumento da temperatura do planeta. Em alguns pontos da biosfera já é sentido os efeitos provocados por esse aquecimento, principalmente com mudanças significativas no clima de várias regiões. A possibilidade de atenuação da problemática através da manutenção e acréscimo de vegetação requer conhecimentos sobre o manejo desses seres vivos.

O curso é oferecido pela Escola Parque para alunos egressos do curso médio, jardineiros e pessoas interessadas na área, etc.

O QUE SE ESTUDARÁ NO CURSO

QUADRO DE DISCIPLINAS:

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA

Língua Portuguesa 60 h
Língua Estrangeira 40 h
Educação Física 40 h
Matemática 60 h
Biologia Vegetal I 50 h
Biologia Vegetal II 50 h
Noções de Ecologia 40 h
Plantas Ornamentais I 40 h
Plantas Ornamentais II 40 h
Pragas e Doenças em Plantas Ornamentais 32 h
Química 32 h
Desenho Técnico e Arquitetônico 50 h
Geometria Descritiva (Perspectiva) 40 h
Solos e Clima 32 h
Noções de Topografia 32 h
Técnicas de Jardinagem I 60 h
Técnicas de Jardinagem II 60 h
Paisagismo I (histórico, definições e caracterizações) 60 h
Paisagismo II Macro e Micro Paisagismo (Iluminação e cores) 60 h
Irrigação de jardins 32 h
Projetos Paisagísticos 72 h
Implantação e Manutenção de Jardins 72 h
Arborização urbana 40 h
Gestão e Planejamento de Espaços Verdes 72 h
Formação em Contexto de Trabalho (Estágio) 200 h

quarta-feira

Nossa Biblioteca aguarda sua visita


Ao retornar as aulas, você tem um compromisso marcado com nossa Biblioteca , agora você dispõe de um espaço agradável para leitura e realização de suas pesquisas , vasto acervo de obras que certamente vão lhe proporcionar novos conhecimentos e saberes .
Agora compete a você preservar e cuidar deste patrimônio que é seu .
Nossa missão é ver a biblioteca funcionando a pleno vapor de forma dinâmica, num entrosamento total entre o pedagógico e alunos. Agora sua responsabilidade é zelar por estes livros para que várias pessoas possam se beneficiar deste bem cultural.
"Ó! Bendito o que semeia livros...
livros à mão cheia
e manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
é germen - que faz a palma,
é chuva - que faz o mar."
Castro Alves

Reunião com equipes gestoras : Dia 28 de janeiro de 2010

Caro gestor(a), no dia 28 de Janeiro de 2010, às 9 horas , temos um encontro marcado na Escola Classe II, com as equipes gestoras: Secretários, diretores e vices dos três turnos, sua presença é indispensável .

Cronograma do Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Olá Pessoal, segue o cronograma de atividades da Escola Parque,Classes I , II, III, IV, Candolina e Anísio Teixeira
1. Reunião com todos os Gestores do Centro 28.02 - Local Escola Classe II às 9h: Diretores, secretários e vices dos três turnos ;
2.Matrícula na Escola Parque para Alunos das Classes , Anísio e Candolina 19. a 26 de fevereiro de 2010;
Documentos Necessários:
1 foto 3x4;
Comprovante de residência;
Cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento;

3.Matrícula para Comunidade na Escola Parque 27.02 a 27.03 de 2010;
4. Parada Pedagógica 03 e 04 .02 na Escola Parque com todos os Professores do Centro e Escola Candolina e Anísio Teixeira .
Um Feliz 2010 para todos(as)!!!

terça-feira

Por que estudar África ?

Foto de Pierre Verger
Você já parou para pensar o que representam simples quinhentos e poucos anos – a idade da descoberta do Brasil pelos portugueses – frente a mais de 35 mil anos, que é o tempo em que se estima que a América do Sul tenha começado a ser ocupada pelo homem vindo da Ásia?
E a origem do homem, você já a imaginou?
A história geral é pródiga em falar das grandes civilizações da Antiguidade, Egito e Mesopotâmia, além dos persas, fenícios, hebreus e outras.E mede as palavras ao se referir aos reinos africanos de Axum, Kush, Congo e Gana, entre outros, e de sua cultura transcendental, desenvolvida e refinada, que os colonizadores da África, em momentos diferentes, destruíram.
Você sabia que o homem surgiu na África há aproximadamente 160 mil anos e que de lá se espalhou por todo o planeta, fazendo povoar a terra e influenciando os destinos das diferentes nações ao redor do mundo?
Pois, então, imagine. Pense e reflita sobre a importância desses parentes antepassados, de cada país e de cada continente, para o surgimento, crescimento e fortalecimento de outras grandes nações. E, principalmente, lembre-se que na história de cada grande potência, de hoje e de antigamente, há e houve um pouco da cultura africana.
É assim que se constrói a trajetória de um povo, de países, de nações e de continentes inteiros, estudando sua origem, cultura, influência e sobre como cada um contribui para a vida presente e futura de tantos outros, embora detalhes importantes como esses tenham sido, peremptoriamente, esquecidos por muitos que escrevem a história.
Portanto, por mais que se estude a História do Brasil, não se conhece em profundidade, por meio dos livros escolares, toda a influência que o País recebeu de nações africanas ao longo de sua tão curta história para sermos quem nós verdadeiramente somos. O brasileiro é o resultado da diversidade de culturas e da miscigenação de povos, como nos relatam os compêndios escolares. E isso tem lá as suas verdades, mas também muitas informações ocultas, como os mais de 365 anos de escravatura no País e os tantos conflitos registradosdurante este período.
Fala-se de Palmares e de seu resistente quilombo nas Alagoas, mas isso é ainda quase nada. Às vezes, se dedica a ele umas linhas a mais que culminam, sempre, em sua queda. Mas suprimida da informação de que isso se deu pela força da tropa de seis mil homens do bandeirante Domingos Jorge Velho, montado na fama construída por ter derrotado os índios, anteriormente. Se esquece de dizer, também, que se tratou de mais de 65 anos de resistência.
Têm sido pouco retratadas pela História do Brasil a resistência dos negros contra a escravidão e as revoltas urbanas acontecidas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador, no século XIX. E, ainda, a Revolta dos Malês de 1835 na Bahia. Ou a Revolta dos Alfaiates, a Cabanagem, a Balaiada, o Preto Cosme e outros heróis que não têm seu nome na história do Brasil contada nos livros didáticos.
O brasileiro precisa conhecer profundamente as suas raízes sociológicas. Principalmente, as contribuições que recebeu do povo negro em diferentes períodos, de importância decisiva para a formação de uma grande nação como a nossa e em áreas tão primordiais ao desenvolvimento humano como a social, econômica e política.
Este livro tem a missão de resgatar essa importância histórica e inserir um novo e imprescindível capítulo na História do Brasil, a partir do estudo da História da África e dos africanos, da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e da importância do negro na formação da sociedade nacional.
Uma sociedade, ainda em construção. E que, por isso mesmo, por ser uma nação tão jovem e promissora, precisa conhecer o legado do povo negro para a formação da Cultura Brasileira e não pode deixar que essa história se resuma a este seu primeiro, mais extenso capítulo e, ainda assim, tão curto.
Os negros trouxeram para o Brasil suas crenças, religiões, devoções, suas músicas, seus hábitos de família, seu vocabulário. Os negros são a essência desta sociedade e a sua história se confunde e se amálgama, assim como a miscigenação de povos que gerou o brasileiro, com a própria História do Brasil.
J. A. Tiradentes

segunda-feira

Nota de Falecimento


NOTA DE FALECIMENTO


É com extremo pesar que a equipe gestora da Escola Classe IV, vem comunicar o falecimento do Pai da professora Tânia Pacheco, no dia 23 de novembro.
O sepultamento ocorrerá no dia 24 de novembro às 16:00 horas no Cemitério Jardim da Saudade, Brotas .

Lamentamos o ocorrido e oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.
Equipe gestora da Escola Classe IV

Filme com temática afro brasileira em cartaz :Besouro


O Filme de João Daniel Tikhomiroff Besouro foi um dos pré selecionados a concorrer ao Oscar de melhor produção estrangeira,é o primeiro filme nacional de ação sobre a capoeira , com direito a efeitos e coreografias no estilo o Tigre e o Dragão .O filme conta a história do mitico mestre baiano de capoeira Besouro Mangangá , tem trilha sonora assinada por Naná Vasconcelos e música tema de Gilberto Gil. Confere o trailler do filme no endereço : http://www.besouroofilme.com.br/

Sugestão para o Projeto 2010

Confira um pouco mais sobre a vida e a obra do Profeta Gentileza aqui neste endereço :
http://oimpressionista.wordpress.com/museu-virtual-gentileza/
Acredito ser este um tema bem pertinente para tratarmos em nossas salas de aula , bem vinda a sugestão da professora de Ciências Nielzia.

domingo

Sugestões para temática Africana e Indígena

Fachada do Museu Casa do Benin
Fachada do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira

acervo do Museu Afro brasileiro
acervo do Museu Afro brasileiro

Fachada do Museu Afro e de Arqueologia e Etnologia

Caros professores de Literatura , Arte e História , de olho nos acervos que preservam a cultura material Africana e Indigena em nosso Estado, para possibilitar aos nossos alunos diálogos com sua própria identidade etnico racial , recentemente foi inaugurado em nossa cidade o MUNCAB Museu Nacional da Cultura afro-brasileira http://www.amafro.org.br/ , que atualmente recebe uma exposição Internacional "O Benin de está vivo ainda lá:ancestralidade e contemporaneidade ", fica localizado na Rua do Tesouro no Centro Histórico da Cidade ,vale a pena conferir , a exposição é muito interessante e você pode agendar visita e oficina através dos telefones: 33210859 ou 33216722, no Terreiro de Jesus você encontra o MAFRO Museu Afro brasileiro http://www.ceao.ufba.br/mafro/ e também o MAE Museu de Arqueologia e Etnologia http://www.mae.ufba.br/ e o Museu Casa do Benin ,localizada na parte baixa do Largo do Pelourinho , guarda em seu acervo muito da cultura beniense , Fundado na década de 80, após reforma realizada pela arquiteta Lina Bo Bardi, o museu possui uma rica coleção de cerca de 200 peças de objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin. O país foi o antigo ponto de partida de escravos africanos para o Brasil e local para onde grande parte dos ex-escravos migraram, após a abolição da escravidão. A maior parte do acervo foi colecionada pelo antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger, durante viagens pelo continente africano.

Agende sua visita , leve sua turma , possibilite a seu aluno novos olhares sobre sobre o Negro e o Indio .
TEXTOS E LIVROS DE TEMÁTICA AFRO DISPONÍVEL EM PDF
IANSÃ
Iansã cartilha ilustrada que conta a história da Orixá com uma narrativa criativa e atual. http://www.palmares.gov.br/_temp/sites/000/2/publicacoes/iansaweb.pdf
ABDIAS DO NASCIMENTO
Os Orixás do Abdias, Pinturas e Poesia de Abdias Nascimento. Os orixás dessas telas resultam das reflexões e aventuras do espírito de Abdias Nascimento no rastro de um problema que, para ele mais do que uma questão artística ou acadêmica é uma exigência vital. Organizadora:Elisa Larkin Nascimento
PENCAS DE BALANGANDÃS
As jóias dos negros : usuários e artífices nas Minas Gerais do século XVIII http://www.fadom.br/includes/cepe/revista2003/artigo13-4
O CULTO DOS EGUNS NO CANDOMBLÉ

As leis 10.639/03 e 11.645/08 foram pauta na reunião planejando 2010 na Escola Classe IV

Roupas dos Egungun ou Egun
LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei . 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Art. 1o O art. 26-A da Lei . 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


O blog http://africasaberesepraticas.blogspot.com/ que foi criado com o objetivo de subsidiar as práticas docentes no que refere-se ao ensino da temática afro ameríndia brasileiras .

Reunião : planejando 2010


O corpo administrativo e professores da Escola Classe IV, se reuniram nos três turnos no dia 18 de Novembro , para planejar 2010, a reunião foi bastante produtiva, o que demonstra a preocupação do corpo docente com uma educação de qualidade.Durante o encontro percebeu-se a preocupação e atenção que foi dada as questões relacionadas a lei 11.645/2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.

sexta-feira

Gincana do Conhecimento

AS TAREFAS DE ARRECADAÇÃO FORAM ENTREGUES AS SEGUINTES INSTITUÍÇÕES:
1.LAR IRMÃ MARIA LUIZA - LAR DE IDOSOS;
2.LAR IRMÃ MARIA BENEDITA .

quinta-feira

GINCANA DO CONHECIMENTO

UMA BRINCADEIRA A SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM .
VALEU CLASSE IV ! FOI UM VERDADEIRO SUCESSO !

GINCANA DO CONHECIMENTO

EVENTO LÚDICO DE GRANDE VALOR PEDAGÓGICO, RELACIONANDO O LAZER À PRÁTICA EDUCATIVA, INTEGRANDO TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.

GINCANA DO CONHECIMENTO



Parabéns ! Classe IV !
Uma verdadeira aula de disciplina, companheirismo, solidariedade.

GINCANA DO CONHECIMENTO



ACONTECEU NA SEMANA DE 05 À 09 DE OUTUBRO, NO ANFITEATRO DO C.E.C.R - ESCOLA PARQUE.
A GINCANA DO CONHECIMENTO É UMA ATIVIDADE RECREATIVA E EDUCATIVA QUE VISA DESENVOLVER HABILIDADES E ESTIMULAR A BUSCA POR NOVOS CONHECIMENTOS NOS ALUNOS( MEMBROS DAS EQUIPES ) DO ENSINO MÉDIO. AS TAREFAS FORAM DE CARÁTER CULTURAL,SOCIAL E PEDAGÓGICO, PRIVILEGIANDO A REALIDADE SOCIOCULTURAL DE ONDE A UNIDADE ESCOLAR ESTÁ INSERIDA.
ESTE PROJETO, PARCERIA ENTRE A RÁDIO SOCIEDADE E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO/IAT, TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AOS ALUNOS PARTICIPANTES FORMAS DE APREDIZAGEM QUE VALORIZEM A LUDICIDADE E A BRINCADEIRA
VIDE POSTAGENS MAIS ANTIGAS

12 DE JULHO - ANIVERSÁRIO DE ANÍSIO TEIXEIRA

Homenagem a Anísio Teixeira
Idealizador do Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Escola Parque
Escola Classe I
Escola Classe II
Escola Classe III
Escola Classe IV
Escola Estadual Álvaro Silva
Escola Estadual Anísio Teixeira
Escola Estadual Professora Candolina
Escola Estadual Celina Pinho

VIDE VÍDEO ABAIXO

12 DE JULHO - ANIVERSÁRIO DE ANÍSIO TEIXEIRA

VÍDEO DE ABERTURA DO 2º SEMESTRE 2010 - ESCOLA PARQUE E ESCOLA CLASSE IV

TV Anísio Teixeira começa a veicular produção audiovisual pela TVE

Começa nesta segunda-feira (7) a veiculação audiovisual da TV Anísio Teixeira pela TV Educativa (TVE). Parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Secretaria da Educação, a TV pública arte-educativa do Estado foi lançada no dia 19 de abril de 2010, no Palacete das Artes Rodin Bahia. A partir das 20h30 de hoje (7), a TV Anísio Teixeira veicula, em TV aberta, o Almanaque Viramundo, uma revista eletrônica inspirada nos antigos almanaques. Cada programa da série é composto por diversos quadros, um mosaico que traz curiosidades ligadas às disciplinas escolares, perfis, depoimentos, informações e dados da Educação e dos movimentos culturais da Bahia.

Educação em Pauta: Secretaria da Educação lança TV Anísio Teixeira