BEM VINDO AO BLOG DA ESCOLA CLASSE IV - CECR! - A criação deste blog, contendo fotos, textos e vídeos, tem como único objetivo, a divulgação de atividades realizadas na Escola Classe IV - CECR/Salvador-Bahia/Brasil. Ano de criação do blog - 2009.
"... A liberdade não é ausência e restrições, mas auto-direção, disciplina compreendida e consentida; a igualdade não é fácil nivelamento, mas oportunidade igual de conquistar o poder, o saber e o mérito; a fraternidade é mais que tudo isto, mais que virtude, mais que saber: é sabedoria, é possuir o conceito profundo de nossa identidade de destino e de nossa identidade de origem..."
Anísio Teixeira - Discurso proferido na Assembléia Constituinte da Bahia, Salvador, 1947.

HOMENAGENS AOS 60 ANOS DO CECR

segunda-feira

EXPOSIÇÃO: UM OLHAR INFANTIL SOBRE A MODA


Vale a pena conferir a produção de nossos alunos na exposição :­­­UM OLHAR INFANTIL SOBRE A MODA.

A Fundação Instituto Feminino da Bahia, com a preocupação de difundir a cultura de moda, nas mais diferentes formas, em nosso estado, sente-se honrado em, mais uma vez, enaltecer esse segmento, utilizando interpretações do acervo de vestimentas e assessórios dos séculos XVIII ao XX, que fazem parte da coleção do museu do Traje e do Têxtil, produzidas na oficina de arte educação “Brincando e vestindo a história“, uma experiência de educação não formal, desenvolvida com crianças e jovens provenientes de escolas públicas e instituições sociais, pelo ARTE EDUCADOR lUIZ CLÁUDIO REBELLO PONTES . A exposição permite ao visitante a observação da riqueza de detalhes e soluções plásticas adotadas pelos participantes da oficina, bem como a variedade de técnicas de representação artística que exploram o espaço bi e tridimensional. A exposição também contará com peças criadas por estilistas baianos, Kity Cohin, Rosana Alves - Josefina, Renato Oliveira, Sillas Figueira, Silverino Ojú, Madá Negrif, Nália Portella, Isabela Vecchiatti e Zil Freire, que reinterpretarão o olhar das crianças sobre a moda, gerando criações que irão compor a mostra, de modo a provocar diálogos com o acervo.
Abertura
dia 27 de maio de 2009 às 17h
Local
Fundação Instituto Feminino da Bahia
R. Monsenhor Flaviano, 02, Politema, Salvador, Bahia
Informações
Tel: 3329-5522 / 3329-5520

Dia do meio ambiente será comemorado com a palestra : Uma cidade Sustentável



O dia do meio ambiente , será celebrado na Escola Classe IV,no dia 4 de junho , as 14:00 horas , no auditório da Escola Parque , com a palestra do ambientalista Marcel Moraes intitulada uma cidade sustentável .Vamos conhecer um pouco do currículo deste profissional que tem forte vínculo com causas sociais e ambientais .
Marcell Moraes , Ambientalista ,Coordenador Geral do GERMEN –ONG ambientalista mais antiga da Bahia,Com 28 anos em atividades Líder Estudantil presidente do diretório acadêmico de Administração da FACET, diretor da Federação Nacional dos Estudantes de Administração (FENEAD) Diretor de Meio Ambiente da União dos Estudantes da Bahia (UEB). Marcell foi indicado para cumprir a missão de Coordenar o Parque Metropolitano de Pituaçu, uma das mais importantes e antigas unidades de conservação da cidade de Salvador e, em pouco tempo, realizou diversas atividades sócio-culturais e ambientais integrando a comunidade do entorno ao parque e conseguindo zerar as ocorrências de assalto e outros delitos que estavam sendo constantes. Reconhecidamente vitorioso em sua gestão, Marcell foi convidado a levar seu exemplo para o Parque das Lagoas e Dunas do Abaeté, sendo Coordenador de Eventos Sócio Culturais até Junho de 2008, onde se afastou para concorrer pela 1º vez às eleições para vereador de Salvador, obtendo 2.444 votos. Marcell é um militante histórico do Partido Verde. Há 10 anos, atua como membro do PV e atualmente integra a Direção da Executiva Estadual do partido, também é Conselheiro Nacional da Juventude do Partido Verde. Marcell tem construído e ajudado a desenvolver a cidadania através de atividades, campanhas e trabalhos voluntários junto ao Núcleo de Apoio ao Combate ao Câncer Infantil (NACCI). Atua também em Organizações Não Governamentais de caráter socioambiental, milita em outras Ongs como a Terra Verde Viva (defesa dos direitos dos animais), e GREENPEACE.

Comemoração do Dia da África




A professora de Geografia Adriana Moreira da Classe IV, juntamente com a articuladora de área profª Darci Xavier, farão uma apresentação em comemoração ao Dia da África no dia 30 de maio no auditório da Escola Parque. A apresentação revelará aos presentes, características e aspectos significativos da cultura africana .


­­­­­­­­CONVITE
O Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, com apoio da SUPAV-Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional , tem o prazer de convidar Vossa Senhoria para a Celebração ao Dia da África - Ação do Projeto de Implementação do Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira, em cumprimento ao disposto na Lei Federal 10.639/ 03.

Local: CECR – Escola Parque
Rua Saldanha Marinho, 134 – Caixa D’Água
Data: 30 de maio de 2009 (sábado letivo)
Horário: 8h às 11h 30
Público alvo: Educadores

IDEALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO: ARTICULAÇÃO DE ÁREA

Proposta de Recital


A disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileirea ministrada pela docente Maria Angélica Madureira, propõe para o 2º e 3º anos do Ensino Médio, um recital que acontecerá no auditório da Escola Parque .


Os Estatutos do Homem

(Ato Institucional Permanente)

A Carlos Heitor Cony


Artigo I Fica decretado que agora vale a verdade. agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo II Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo III Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

Artigo IV Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu. Parágrafo único: O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino.

Artigo V Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.

Artigo VI Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

Artigo VII Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo. Artigo VIII Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.

Artigo IX Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

Artigo X Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco.

Artigo XI Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo XII Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.


Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.


Artigo XIII Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.

Artigo Final. Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.


Santiago do Chile, abril de 1964

Nota de pesames

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá...."de (João 11:25-26)



O corpo diretivo da Escola Classe IV, compartilha a dor da perda do netinho da funcionária Jailza Pereira dos Santos, mais uma vítima da dengue hemorrágica .

quinta-feira

Arte para quê?


A Arte serve pra quê? A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, proporção) que sintetizam as suas emoções,suas idéias , sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança,a fotografia, a arquitetura, um vídeo, etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de inúmeras maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar. Arte é a mais antiga forma de comunicação e expressão do sentimento humano.
Vale a pena conferir os murais da Escola Parque, que retratam a vanguarda modernista baiana na década de 50.

Graffiti embeleza a fachada da Escola Classe IV


A arte do Graffiti, passa a integrar o cenário da fachada da Escola Classe IV, elaborado pelos ex-alunos Emisson, Bahia e Danilo. O Graffiti nos faz refletir sobre as principais problemáticas do nosso país, a exclusão social, narrado nas cenas que refletem forte apelo as questões como, a fome,a miséria, o desemprego, a discriminação, etc. Cores chapadas e figuras dotadas de grande expressividade traduzem o trabalho destes três artistas, que através da sua arte mandam mensagens pra essa sociedade injusta e desigual .

sábado

A todas aquelas que fazem de todos os dias , dias especiais_ Mães


A equipe da Escola Classe IV, deseja a todas as Mães, um dia muito especial , e para traduzir esta homenagem , nada melhor do que a Arte ,representada na pintura da Madona do Magnificat, do renascentista Sandro Botticelli,e nos versos de uma mãe artista , verdadeira mãe, Cora Coralina .


Saber Viver

Não sei...

Se a vida é curta

Ou longa demais pra nós,

Mas sei que nada do que vivemos

Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:

Colo que acolhe,

Braço que envolve,

Palavra que conforta,

Silêncio que respeita,

Alegria que contagia,

Lágrima que corre,

Olhar que acaricia,

Desejo que sacia,

Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,

É o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela

Não seja nem curta,

Nem longa demais,

Mas que seja intensa,

Verdadeira, pura...

Enquanto durar


Cora Coralina


sexta-feira

Discutindo o PDE

Os professores do turno matutino da Escola Classe IV, sentaram na manhã de Sexta-Feira , para discutir o Plano de Desenvolvimento da Escola, como uma das ações de gestão democrática .Ficaram decididas as seguintes metas emergenciais : 1. ACs coordenados por um professor de cada área, enquanto não chega um coordenador pedagógico. Foram eleitos em Ciências Humanas , Adriana Moreira, Linguagem, Leila Oliveira e Giseli Sobral , Matemática , Sérgio Freitas , Ciências , Nielzia, Educação Física , Lília, Artes , Marília Almeida . 2. Articular ações interdisciplinares. 3. Matérias para o portfólio, serão revisadas pelos coordenadores de área .4. Utilização dos sábados letivos com oficinas pedagógicas , que possibilitem maior desempenho nas ações pedagógicas do professor.5. Realização de avaliação do trabalho desenvolvido pelos professores durante a unidade.6. Avaliação diferenciada para alunos portadores de necessidades especiais. 7.Implementação do Projeto Africanizado-se , Lei 10.639/2003 .8. Apresentação do Projeto Conservação do Patrimônio, idealizado pelos ex-alunos Emisson, Bahia e Danilo: Humanizando Espaços, uso da linguagem do graffite como ferramenta estética e cultural. Participaram da reunião Joilda Bahia, Cláudio Rebello, Leila Oliveira, Marília Almeida, Sérgio Freitas, Bárbara Souza, Giseli Sobral, Adriana Rodrigues, Iracilda Gramosa.

quinta-feira

I MOSTRA DE TALENTOS

A Escola Classe IV realiza no dia 27 de maio de 2009, das 19h às 22h sua primeira mostra de talentos. Neste primeiro momento, a mostra será dedicada à descoberta de alunos do turno noturno, que dominem alguma habilidade artística, e possa apresentá-la no dia referido.
“Qualquer pessoa pode descobrir quais são os seus talentos se tiver um bom conhecimento sobre si mesma, pois descobri-los é como uma investigação profunda nas atitudes e nos gostos individuais” ( Rezende, 2008)

A HISTÓRIA DO TERMO: A PARÁBOLA DOS TALENTOS

A Parábola dos Talentos (na Bíblia, em Mateus, cap. 25, vv. 14 a 30) retrata a situação de um homem que, ao ausentar-se para longe, chamou seus três servos e entregou-lhes seus bens. Ao primeiro deu cinco talentos, ao segundo, dois e ao terceiro, um, conforme a capacidade de cada um. O que recebeu cinco talentos, conseguiu mais cinco negociando-os com outras pessoas. O mesmo aconteceu para o que recebeu dois. Porém, o que recebeu apenas um, enterrou-o para não perdê-lo e aguardou o retorno do seu senhor. Quando este retornou, parabenizou os que haviam utilizado os seus talentos para multiplicar a sua abundância e lhes entregou novas moedas. E ao servo que escondeu o talento que recebeu, disse que teria que retirar o talento que lhe havia dado e mandá-lo para longe, pois como servo improdutivo não tinha utilidade para o seu reino.

MORAL DA HISTÓRIA: Talentos existem para serem compartilhados e desenvolvidos. Esta também é a função da escola: descobrir e incentivar talentos dos seus alunos. Este é o objetivo da primeira mostra de talentos artísticos da Escola Classe IV.

MODALIDADES ARTÍSTICAS DA I MOSTRA: POESIA, TEATRO, DANÇA, MÚSICA, CULINÁRIA, ARTESANATO.

ORIENTAÇÃO: Corpo Docente, Direção e Vice-Direção da escola.

REFERÊNCIA:
Rezende, M. (2008) Você tem talento pra quê?
In.:http://www.insistimento.com.br/2008/09/26/voce-tem-talento-pra-que/ acesso em 05 de maio de 2009

quarta-feira

IFBa e a Escola Classe IV encaminham projeto de cooperação técnica para FAPESB

Projeto da doutoranda Diana Valverde de Almeida, " A fruição da obra de arte como potencializadora do processo de ensino aprendizagem: uma proposta de ação pedagógica ", tem como objetivo trabalhar com 15 docentes da rede estadual de ensino, das áreas, Língua Portuguesa, Artes, Geografia, para trabalharem a leitura e a interpretação de obras de arte, textos literários e o espaço social, numa perspectiva interdisciplinar.

IV Encontro de Gestores da DIREC 1A

Acontecerá dia 4 de maio, das 14:00 às 18:00 horas, no Colégio Thales de Azevedo, o IV Encontro de Gestores da DIREC 1A, o encontro objetiva estreitar laços institucionais , além de contemplar as principais questões do cotidiano escolar , possibilitando troca de experiências .

O colegiado Escolar e o fortalecimento da gestão Escolar

Dando continuidade ao processo de discussão referente à necessidade de atuação efetiva dos membros dos Colegiados para fortalecimento da Gestão Escolar, será realizada no dia 4 de maio , das 8:30 às 12:00h, no IAT, uma videoconferência intitulada, " O Colegiado Escolar e o fortalecimento da gestão Escolar ", tendo como público, Direção, professor, cooordenador pedagógico, servidor, pai ou responsável e membros da comunidade local.

Dá Idéia tá no ar!!!

Iniciativa da direção da Escola Classe IV e do colegiado escolar, segmento estudantil , nas pessoas dos alunos , Jorge Eduardo Reis, Bárbara Rebouças e Wesley Brandão, a Rádio Dá Idéia , entrou no ar dia 1 de abril , dia da mentira , porém essa ação é um verdade que vem integrar as ações sócio-educativas da nossa escola , estreitando canais de comunicação entre os diversos segmentos.A rádio apresenta programação diversificada , contemplando , música no intervalos, música de relaxamento durante as atividades pedagógicas , informes instrucionais SESC SENAC , radiojornalismo e jornalismo eletrônico De olho http://www.deolhona4.blogspot.com, programação de lazer e entretenimento, dicas de moda e o que rola no nosso bairro e na nossa cidade, você ouve na Dá Idéia .Fique ligado na programação e também dê sua idéia .

segunda-feira

5ª Olimpíada brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Somando novos talentos para o Brasil , esse é o mote da maior competição nacional de Matemática entre as escolas públicas, seguida de programa de Iniciação Cientifica Jr. para alunos premiados. Os interessados devem procurar a professora de Matemática Jussara Evangelista coordenadora da olimpíada na escola . Participem !!!

“A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens”.
Descartes (*)

inscrição da escola no site : http://www.obmep.org.br/

(*) Filósofo, cientista e matemático francês, René Descartes (1596-1650).

Palestra: saúde bucal


Acontecerá no dia 29 de abril, quarta-feira, às 14:00 horas no auditório da Escola Parque , a palestra intitulada saúde bucal,abordando os principais aspectos da saúde bucal contemporânea, como, estética bucal e o primeiro emprego, alcoolismo, tabagismo, piercing, etc. A palestra irá contemplar os alunos do ensino médio da Escola Classe IV.

sábado

Cinema gratuito para professores


Espaço Unibanco Glauber Rocha , oferece todos os sábados um filme gratuito para professores com direito a um acompanhante , faça já sua caerteirinha ou apresente seu contra cheque .
O filme deste sábado é PAN-CINEMA PERMANENTE – EXIBIÇÃO DIGITAL, Direção: Carlos Nader – Brasileiro , Gênero: Documentário ,Distribuição: Já Filmes,Duração: 83 min.Produção: 2008.
Data: 25/04/2009Censura:LivreHorário: 14hSala 2Gratuito para professores e aberto ao público pagante .
O filme é um documentário sobre o poeta contemporâneo Waly Salomão, filho de pai sírio e mãe baiana, nasceu em Jequié, na Bahia, e nos anos 60 aproximou-se de artistas que se identificaram com o movimento tropicalista, como Torquato Neto, Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gil e Jards Macalé. No entanto, Salomão nunca se identificou como integrante do movimento estético tropicalista. Poeta e letrista — além de produtor cultural e diretor artístico.
clube do Professor : http://www.escolanocinema.com.br/
http://www.unibancoicinemas.com.br/ aqui você confere a programação semanal do cinema .

A Classe IV vivendo a era da inclusão digital: educação é interatividade .


Interatividade é um conceito que quase sempre está associado às novas mídias de comunicação. Interatividade pode ser definida como: “uma medida do potencial de habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da comunicação mediada.”Porém ainda há a perspectiva sociológica do termo que seria:
“a relação entre duas ou mais pessoas que, em determinada situação, adaptam seus comportamentos e ações uns aos outros”.E por falar em interatividade , vamos interagir com o Blog da professora Clísia , produto do curso "Uso de mídias no ambiente escolar" , promovido pelo NTE 15 endereço http://www.interatividadeemsala.blogspot.com/ , vale a pena conferir também os Blogs da professora Marília Almeida http://www.artesvisuaisclasse4.blogspot.com/
, Nielzia Chagas http://www.cienciasdivertida.blogspot.com/, Bárbara Viana , Angélica Madureira http://artelitera.blogspot.com/ e também o meu claro !!

Reforma ortográfica em quadrinhos‏ não pode faltar na sala de aula


Revolução cubana vira filme


A Revolucão Cubana é um movimento popular que consistiu na derrubada do governo de Fulgencio Batista pelo movimento de 26 de Julho e o estabelecimento de um novo governo, liderado por Fidel Castro, no início de 1959 durante o período da Guerra Fria.

Professores de História de olho na telinha


Foi lançado ontem no Artplex Unibanco Glauber Rocha , o filme Che que conta a história de Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, 14 de junho[1] de 1928La Higuera, 9 de outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários comunistas da história. Considerado pela revista norte-americana Time Magazine uma das cem personalidades mais importantes do século XX. Vale a pena indicar para o alunado .
A produção do diretor Soderbergh, filmada em espanhol, e não em inglês, é apresentada em duas partes. A primeira percorre minuciosamente o processo que começa em 1956 com a viagem de Fidel Castro e 80 rebeldes a Cuba e culmina com a entrada dos "barbudos" em Santa Clara em 1959, e com o triunfo da Revolução que derrubou o ditador Fulgencio Batista.
Soderbergh permeia essa parte da história, sempre de maneira pedagógica, com seqüências em preto e branco para simular imagens de arquivo, que na realidade foram reconstituídas para o filme.
Uma entrevista de Che a uma jornalista americana é usada como fio condutor desse relato, que passa por diversos momentos importantes do processo revolucionário e do protagonista, especialmente a intervenção do ministro Guevara diante da Assembléia Geral das Nações Unidas em 1964.
Este mosaico da guerra de guerrilha acompanhada quase no dia-a-dia se estrutura como uma sucessão de situações pontuais, cofnfuso em alguns momentos devido aos inúmeros personagens, sem que os autores expressem um ponto de vista que contribua para uma perspectiva conjuntural.
Foi assim, com inteligência, sensibilidade e até um pouco de ironia, que Guevara se transformou num dos maiores ícones da Revolução Cubana, adorado pelo povo que o adotou com se ele fosse um dos seus. Mas o sonho de Che era maior: ele queria promover a revolução em toda a América Latina. E é justamente dessa ambição que surge o segundo filme, “Che – A guerrilha”, mostrando as andanças do médico pelo interior da Bolívia, tentando repetir o feito cubano. E, como a história mostrou, não sendo bem-sucedido.

quinta-feira

Vídeo Conferência:Diálogos Pedagógicos sobre a Educação Fundamental

Acontece hoje no Instituto Anísio Teixeira das 14:00 às 17:30 horas , a Vídeo Conferência da série Diálogos Pedagógicos sobre a Educação Fundamental, mediada pela professora Aricélia Ribeiro do Ministério da Educação e Cultura , será discutido :
Educação Fundamental no noturno;
Articulação da matriz curricular com instrumentos técnicos pedagógicos de registro escolar ;
Demanda específica do ensino fundamental: interatividade.
Representará a Classe IV o professor de Geografia Cláudio Silva Rabacal .

Para refletir : educar é rfletir


Retornamos cientes de que, enquanto seres humanos inconclusos, precisamos continuar o nosso desenvolvimento profissional. Voltamos porque precisamos uns dos outros para enfrentar a complexidade e os desafios contemporâneos do trabalho docente nas escolas. E, assim, procuramos fazer, como diz o poeta Fernando Pessoa, das pequenas quedas, passos de dança. Porque precisamos continuar a caminhar, de mãos dadas, e com a esperança de que podemos transformar e melhorar a educação de nossos alunos.
A certeza de que estamos sempre começando...
A certeza de que precisamos continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...
Portanto, precisamos:
Fazer da interrupção um caminho novo...
Da queda um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro...
(Fernando Pessoa)
Disciplina Matemática e Física -docente Sérgio Freitas

quarta-feira

Agenda do Gestor: 22 A 24 de abril


AGENDA DO GESTOR

Período: 22 a 24 de Abril de 2009
Dia 22
Ação: Providências vazamento no telhado; Reunião com a Coordenadora – Percurso educativo; Reunião com os Vices-Diretores; Regularização do Registro da Caixa Escolar. Avaliação de Ciências. Atualização da Agenda de Fornecedores.
Responsáveis:Jutália/Joilda/Luiz Cláudio/Anaíse/Nanci
Dia 23
Ação:Cirurgia do pai de Jutália;
Avaliação de Matemática;Criação do Formulário para acompanhamento de AC e treinamento de professores; Formulário para utilização das salas de multimeios. Criação dos Mapas de Avaliação. Discussão da Programação do VII Congresso de Educação.
Responsáveis :Jutália /Joilda/Luiz Cláudio/Anaíse/
Dia 24
Paralisação Nacional

sexta-feira

SAÚDE UM DIREITO DOS CIDADÃOS

Conscientização de cidadãos a cerca do que é ter saúde, no tocante aos índices alarmantes da Dengue no estado da Bahia, a partir de atividades que serão desenvolvidas no C.E.C.R Escola Classe IV, por professore(as) alunos(as) , cujo foco será a Saúde como direito dos cidadãos e dever do Estado promovê-los conforme explicitado na Constituição Federal de l988 no art. 196., e Declaração dos Direitos Humanos Art.25. Mas, sabemos que a promoção da saúde é também tarefa de diferentes setores da Sociedade, a exemplo a educação escolar e familiar; que poderão está envolvidas nas ações que visam à saúde – não só com enfoque na prevenção de doenças, mas ajudando também a despertar para mudança de comportamento visando da qualidade de vida das comunidades.
Portanto, a Escola Classe IV, estará incorporando o sub-tema Saúde, com foco no problema da Dengue ao tema gerador do semestre DIREITOS E DEVERES E VALORES HUMANOS, cujas atividades culminarão com ações educativas que levam à reflexão do que é ter direito à saúde e o dever de preservá-la.
Dentre as enumeras atividades os alunos da 6ª, 7ª e Ensino Médio orientados pela Profª Eunice
formularam Hipóteses para constatar os motivos do aumento de casos de dengue na Bahia, e propuseram soluçãoe para o problema.

Armadilha para o Mosquito Aedes aegypti


Uma das atividades realizadas dia 28/03/09 nas oficinas pedagógicas foi a construção da MOSQUITOEIRA, armadilha para pegar o mosquito Aedes aegypti. Essa atvidade foi desenvolvida pelos alunos das oitavas séries A e B com a professora de Ciências Nielzia Chagas de Souza que seguiu a orientação do professor Maulori Cabral da UFRJ coforme modelo abaixo. Vale ressaltar que essa atividade faz parte do projeto "Saúde- um Direito do Cidadão" e as armadilhas confecciondas foram distribuidas para a comunidade pelos alunos durante a caminhada contra a dengue ocorrida no dia 04/04/2009.

De: VICTOR TEC/NEI
Para: Quem tem medo da dengue.
16 de março de 2008.

A “ratoeira” para mosquito que descrevo a seguir foi inventada por um professor da UFRJ (MAULORI CABRAL).

MOSQUITOEIRA

É muito simples sua construção.

Pegue uma garrafa PET de 1,5 litros ou mais.
Corte a parte superior para fazer uma espécie de funil.

Corte cerca de 10 cm da Pet, parte da base da garrafa.

Lixe a parte interna do pedaço similar a um funil, (pode ser utilizada uma lixa para madeira granulação 60, 100 0u 120.) O objetivo é deixar a superfície interna bem áspera em toda a sua extensão.

Utilizando o “anel“ parte da tampa da própria garrafa, faça um fechamento com um pedacinho de TULLE dobrado, (é aquela telinha que se utiliza para fazer véu de noiva).

Coloque cinco grãos de arroz, ou de alpiste amassados, dento da parte inferior da garrafa Pet.

Sele as duas partes com fita isolante.

Está pronta a armadilha para a fêmea do mosquito transmissor da dengue.

Encha com água limpa até cerca de 3 cm da borda do funil. Complete a água à medida que a mesma for evaporando

Coloque a armadilha no quintal ou onde ficam os mosquitos. É necessário ser um local sombreado, a fêmeas do mosquito não gostam de sol.

A fêmea do mosquito, verifica onde está havendo evaporação da água para colocar os seus ovos.

Porque é necessário lixar o “funil”?
A superfície fica corrugada e com isso a água sobe por capilaridade, aumentando a taxa de evaporação atraindo mais facilmente a fêmea do mosquito “Aedes Aegypti”.

Porque é necessário colocar os grãos de arroz ou alpiste amassados?
A fêmea só põe ovos onde ela identifica que a água possui alimento para as larvas. Até “as mosquitas” tem instinto materno.

Os ovos descerão pelos buracos da tuly e ficarão na parte inferior do recipiente a tuli, serve de elemento de ligação entre as duas partes e não permite que as larvas passem para a parte superior do recipiente. A presença da barreira de tuli é muito importante, se ela estiver rasgada/destruída ao invés de uma armadilha para o mosquito você estará fornecendo um criatório para o mesmo.

Periodicamente esvazie a parte inferior e mate as larvas com cloro. Verifique se está tudo OK com a tuli e encha novamente a armadilha com água. Verifique a sua armadilha todos os dias.

O mosquito adulto vive de 30 a 35 dias, e as fêmeas põem ovos de quatro a seis vezes, nesse período. Em cada vez, ela põe cerca de 100 ovos, sempre em locais com água limpa e parada. Se não encontra recipientes apropriados para depositar seus ovos, a fêmea pode voar distâncias de até três quilômetros até localizar um ponto que considere ideal. A temporada de chuva complica as coisas: um ovo de aedes aegypti pode sobreviver até 450 dias – um ano e dois meses – mesmo que o local em que ele foi depositado fique seco. Se esse local receber água novamente (quando há uma chuvarada, por exemplo), o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva e depois em pupa, e atinge a fase adulta num prazo curtíssimo: de dois a três dias.

CONCLUSÃO:
Vamos dar a nossa contribuição para interromper esta situação.
Não vou abordar os outros cuidados para não disponibilizar criatórios para os mosquitos. Você já os conhece, mas também é necessário colocar em prática.

OBS: Se desejar acesse o link abaixo para ver o vídeo do professor MAULORI, que foi veiculado pelo Bom Dia Rio (do Globo) em 12/03/2008.

http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL347258-9101,00.html
CONFIRA MAIS ACESSANDO O BLOG DA PROFª NIELZIA:

Oficina de Leitura e análise linguística :diálogos com as histórias em quadrinhos

Oficina idealizada e conduzida pela docente de Língua Portuguesa, Leila Oliveira , com as turmas de 6a série do ensino fundamental . A atividade tem como objetivo estimular a leitura de um texto narrativo em quadrinhos, para identificar os elementos que compõem esta narrativa , palavras -frases que exprimem sentimentos e as que transcrevem os sons.
Sequência pedagógica
1-Ler HQ de Piteco (fotocópia)
2-Discutir os elementos presentes na narrativa (o que nos faz entender a história)
3-Responder questões por escrito como palavras que expressam dor , as que iondicam sons ruídos, os balões de comunicação presentes.
4-Ler uma das histórias do Gibi trazido de casa.
5-Identificar as onomatopéias e as interjeições presentes na história.
6-Selecionar os quadrinhos que apresentam interjeições e onomatopéias.
7-Produzir um cartaz intitulado Interjeições e onomatopéias nas histórias em quadrinhos .
Foi observado ao final da atividade um maior envolvimento e interação da turma , socialização , ampliação das atividades propostas , o que denota um maior interesse e participação fruto da aproximação de uma linguagem comum ao universo do adolescente, as histórias em quadrinhos . .
VIDE POSTAGENS MAIS ANTIGAS

12 DE JULHO - ANIVERSÁRIO DE ANÍSIO TEIXEIRA

Homenagem a Anísio Teixeira
Idealizador do Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Escola Parque
Escola Classe I
Escola Classe II
Escola Classe III
Escola Classe IV
Escola Estadual Álvaro Silva
Escola Estadual Anísio Teixeira
Escola Estadual Professora Candolina
Escola Estadual Celina Pinho

VIDE VÍDEO ABAIXO

12 DE JULHO - ANIVERSÁRIO DE ANÍSIO TEIXEIRA

VÍDEO DE ABERTURA DO 2º SEMESTRE 2010 - ESCOLA PARQUE E ESCOLA CLASSE IV

TV Anísio Teixeira começa a veicular produção audiovisual pela TVE

Começa nesta segunda-feira (7) a veiculação audiovisual da TV Anísio Teixeira pela TV Educativa (TVE). Parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Secretaria da Educação, a TV pública arte-educativa do Estado foi lançada no dia 19 de abril de 2010, no Palacete das Artes Rodin Bahia. A partir das 20h30 de hoje (7), a TV Anísio Teixeira veicula, em TV aberta, o Almanaque Viramundo, uma revista eletrônica inspirada nos antigos almanaques. Cada programa da série é composto por diversos quadros, um mosaico que traz curiosidades ligadas às disciplinas escolares, perfis, depoimentos, informações e dados da Educação e dos movimentos culturais da Bahia.

Educação em Pauta: Secretaria da Educação lança TV Anísio Teixeira