BEM VINDO AO BLOG DA ESCOLA CLASSE IV - CECR! - A criação deste blog, contendo fotos, textos e vídeos, tem como único objetivo, a divulgação de atividades realizadas na Escola Classe IV - CECR/Salvador-Bahia/Brasil. Ano de criação do blog - 2009.
"... A liberdade não é ausência e restrições, mas auto-direção, disciplina compreendida e consentida; a igualdade não é fácil nivelamento, mas oportunidade igual de conquistar o poder, o saber e o mérito; a fraternidade é mais que tudo isto, mais que virtude, mais que saber: é sabedoria, é possuir o conceito profundo de nossa identidade de destino e de nossa identidade de origem..."
Anísio Teixeira - Discurso proferido na Assembléia Constituinte da Bahia, Salvador, 1947.

HOMENAGENS AOS 60 ANOS DO CECR

segunda-feira

EXPOSIÇÃO: UM OLHAR INFANTIL SOBRE A MODA


Vale a pena conferir a produção de nossos alunos na exposição :­­­UM OLHAR INFANTIL SOBRE A MODA.

A Fundação Instituto Feminino da Bahia, com a preocupação de difundir a cultura de moda, nas mais diferentes formas, em nosso estado, sente-se honrado em, mais uma vez, enaltecer esse segmento, utilizando interpretações do acervo de vestimentas e assessórios dos séculos XVIII ao XX, que fazem parte da coleção do museu do Traje e do Têxtil, produzidas na oficina de arte educação “Brincando e vestindo a história“, uma experiência de educação não formal, desenvolvida com crianças e jovens provenientes de escolas públicas e instituições sociais, pelo ARTE EDUCADOR lUIZ CLÁUDIO REBELLO PONTES . A exposição permite ao visitante a observação da riqueza de detalhes e soluções plásticas adotadas pelos participantes da oficina, bem como a variedade de técnicas de representação artística que exploram o espaço bi e tridimensional. A exposição também contará com peças criadas por estilistas baianos, Kity Cohin, Rosana Alves - Josefina, Renato Oliveira, Sillas Figueira, Silverino Ojú, Madá Negrif, Nália Portella, Isabela Vecchiatti e Zil Freire, que reinterpretarão o olhar das crianças sobre a moda, gerando criações que irão compor a mostra, de modo a provocar diálogos com o acervo.
Abertura
dia 27 de maio de 2009 às 17h
Local
Fundação Instituto Feminino da Bahia
R. Monsenhor Flaviano, 02, Politema, Salvador, Bahia
Informações
Tel: 3329-5522 / 3329-5520

Dia do meio ambiente será comemorado com a palestra : Uma cidade Sustentável



O dia do meio ambiente , será celebrado na Escola Classe IV,no dia 4 de junho , as 14:00 horas , no auditório da Escola Parque , com a palestra do ambientalista Marcel Moraes intitulada uma cidade sustentável .Vamos conhecer um pouco do currículo deste profissional que tem forte vínculo com causas sociais e ambientais .
Marcell Moraes , Ambientalista ,Coordenador Geral do GERMEN –ONG ambientalista mais antiga da Bahia,Com 28 anos em atividades Líder Estudantil presidente do diretório acadêmico de Administração da FACET, diretor da Federação Nacional dos Estudantes de Administração (FENEAD) Diretor de Meio Ambiente da União dos Estudantes da Bahia (UEB). Marcell foi indicado para cumprir a missão de Coordenar o Parque Metropolitano de Pituaçu, uma das mais importantes e antigas unidades de conservação da cidade de Salvador e, em pouco tempo, realizou diversas atividades sócio-culturais e ambientais integrando a comunidade do entorno ao parque e conseguindo zerar as ocorrências de assalto e outros delitos que estavam sendo constantes. Reconhecidamente vitorioso em sua gestão, Marcell foi convidado a levar seu exemplo para o Parque das Lagoas e Dunas do Abaeté, sendo Coordenador de Eventos Sócio Culturais até Junho de 2008, onde se afastou para concorrer pela 1º vez às eleições para vereador de Salvador, obtendo 2.444 votos. Marcell é um militante histórico do Partido Verde. Há 10 anos, atua como membro do PV e atualmente integra a Direção da Executiva Estadual do partido, também é Conselheiro Nacional da Juventude do Partido Verde. Marcell tem construído e ajudado a desenvolver a cidadania através de atividades, campanhas e trabalhos voluntários junto ao Núcleo de Apoio ao Combate ao Câncer Infantil (NACCI). Atua também em Organizações Não Governamentais de caráter socioambiental, milita em outras Ongs como a Terra Verde Viva (defesa dos direitos dos animais), e GREENPEACE.

Comemoração do Dia da África




A professora de Geografia Adriana Moreira da Classe IV, juntamente com a articuladora de área profª Darci Xavier, farão uma apresentação em comemoração ao Dia da África no dia 30 de maio no auditório da Escola Parque. A apresentação revelará aos presentes, características e aspectos significativos da cultura africana .


­­­­­­­­CONVITE
O Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, com apoio da SUPAV-Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional , tem o prazer de convidar Vossa Senhoria para a Celebração ao Dia da África - Ação do Projeto de Implementação do Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira, em cumprimento ao disposto na Lei Federal 10.639/ 03.

Local: CECR – Escola Parque
Rua Saldanha Marinho, 134 – Caixa D’Água
Data: 30 de maio de 2009 (sábado letivo)
Horário: 8h às 11h 30
Público alvo: Educadores

IDEALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO: ARTICULAÇÃO DE ÁREA

Proposta de Recital


A disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileirea ministrada pela docente Maria Angélica Madureira, propõe para o 2º e 3º anos do Ensino Médio, um recital que acontecerá no auditório da Escola Parque .


Os Estatutos do Homem

(Ato Institucional Permanente)

A Carlos Heitor Cony


Artigo I Fica decretado que agora vale a verdade. agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo II Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo III Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

Artigo IV Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu. Parágrafo único: O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino.

Artigo V Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.

Artigo VI Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.

Artigo VII Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo. Artigo VIII Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.

Artigo IX Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

Artigo X Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco.

Artigo XI Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo XII Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.


Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.


Artigo XIII Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.

Artigo Final. Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.


Santiago do Chile, abril de 1964

Nota de pesames

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá...."de (João 11:25-26)



O corpo diretivo da Escola Classe IV, compartilha a dor da perda do netinho da funcionária Jailza Pereira dos Santos, mais uma vítima da dengue hemorrágica .

quinta-feira

Arte para quê?


A Arte serve pra quê? A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, proporção) que sintetizam as suas emoções,suas idéias , sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança,a fotografia, a arquitetura, um vídeo, etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de inúmeras maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar. Arte é a mais antiga forma de comunicação e expressão do sentimento humano.
Vale a pena conferir os murais da Escola Parque, que retratam a vanguarda modernista baiana na década de 50.

Graffiti embeleza a fachada da Escola Classe IV


A arte do Graffiti, passa a integrar o cenário da fachada da Escola Classe IV, elaborado pelos ex-alunos Emisson, Bahia e Danilo. O Graffiti nos faz refletir sobre as principais problemáticas do nosso país, a exclusão social, narrado nas cenas que refletem forte apelo as questões como, a fome,a miséria, o desemprego, a discriminação, etc. Cores chapadas e figuras dotadas de grande expressividade traduzem o trabalho destes três artistas, que através da sua arte mandam mensagens pra essa sociedade injusta e desigual .

sábado

A todas aquelas que fazem de todos os dias , dias especiais_ Mães


A equipe da Escola Classe IV, deseja a todas as Mães, um dia muito especial , e para traduzir esta homenagem , nada melhor do que a Arte ,representada na pintura da Madona do Magnificat, do renascentista Sandro Botticelli,e nos versos de uma mãe artista , verdadeira mãe, Cora Coralina .


Saber Viver

Não sei...

Se a vida é curta

Ou longa demais pra nós,

Mas sei que nada do que vivemos

Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:

Colo que acolhe,

Braço que envolve,

Palavra que conforta,

Silêncio que respeita,

Alegria que contagia,

Lágrima que corre,

Olhar que acaricia,

Desejo que sacia,

Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,

É o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela

Não seja nem curta,

Nem longa demais,

Mas que seja intensa,

Verdadeira, pura...

Enquanto durar


Cora Coralina


sexta-feira

Discutindo o PDE

Os professores do turno matutino da Escola Classe IV, sentaram na manhã de Sexta-Feira , para discutir o Plano de Desenvolvimento da Escola, como uma das ações de gestão democrática .Ficaram decididas as seguintes metas emergenciais : 1. ACs coordenados por um professor de cada área, enquanto não chega um coordenador pedagógico. Foram eleitos em Ciências Humanas , Adriana Moreira, Linguagem, Leila Oliveira e Giseli Sobral , Matemática , Sérgio Freitas , Ciências , Nielzia, Educação Física , Lília, Artes , Marília Almeida . 2. Articular ações interdisciplinares. 3. Matérias para o portfólio, serão revisadas pelos coordenadores de área .4. Utilização dos sábados letivos com oficinas pedagógicas , que possibilitem maior desempenho nas ações pedagógicas do professor.5. Realização de avaliação do trabalho desenvolvido pelos professores durante a unidade.6. Avaliação diferenciada para alunos portadores de necessidades especiais. 7.Implementação do Projeto Africanizado-se , Lei 10.639/2003 .8. Apresentação do Projeto Conservação do Patrimônio, idealizado pelos ex-alunos Emisson, Bahia e Danilo: Humanizando Espaços, uso da linguagem do graffite como ferramenta estética e cultural. Participaram da reunião Joilda Bahia, Cláudio Rebello, Leila Oliveira, Marília Almeida, Sérgio Freitas, Bárbara Souza, Giseli Sobral, Adriana Rodrigues, Iracilda Gramosa.

quinta-feira

I MOSTRA DE TALENTOS

A Escola Classe IV realiza no dia 27 de maio de 2009, das 19h às 22h sua primeira mostra de talentos. Neste primeiro momento, a mostra será dedicada à descoberta de alunos do turno noturno, que dominem alguma habilidade artística, e possa apresentá-la no dia referido.
“Qualquer pessoa pode descobrir quais são os seus talentos se tiver um bom conhecimento sobre si mesma, pois descobri-los é como uma investigação profunda nas atitudes e nos gostos individuais” ( Rezende, 2008)

A HISTÓRIA DO TERMO: A PARÁBOLA DOS TALENTOS

A Parábola dos Talentos (na Bíblia, em Mateus, cap. 25, vv. 14 a 30) retrata a situação de um homem que, ao ausentar-se para longe, chamou seus três servos e entregou-lhes seus bens. Ao primeiro deu cinco talentos, ao segundo, dois e ao terceiro, um, conforme a capacidade de cada um. O que recebeu cinco talentos, conseguiu mais cinco negociando-os com outras pessoas. O mesmo aconteceu para o que recebeu dois. Porém, o que recebeu apenas um, enterrou-o para não perdê-lo e aguardou o retorno do seu senhor. Quando este retornou, parabenizou os que haviam utilizado os seus talentos para multiplicar a sua abundância e lhes entregou novas moedas. E ao servo que escondeu o talento que recebeu, disse que teria que retirar o talento que lhe havia dado e mandá-lo para longe, pois como servo improdutivo não tinha utilidade para o seu reino.

MORAL DA HISTÓRIA: Talentos existem para serem compartilhados e desenvolvidos. Esta também é a função da escola: descobrir e incentivar talentos dos seus alunos. Este é o objetivo da primeira mostra de talentos artísticos da Escola Classe IV.

MODALIDADES ARTÍSTICAS DA I MOSTRA: POESIA, TEATRO, DANÇA, MÚSICA, CULINÁRIA, ARTESANATO.

ORIENTAÇÃO: Corpo Docente, Direção e Vice-Direção da escola.

REFERÊNCIA:
Rezende, M. (2008) Você tem talento pra quê?
In.:http://www.insistimento.com.br/2008/09/26/voce-tem-talento-pra-que/ acesso em 05 de maio de 2009
VIDE POSTAGENS MAIS ANTIGAS

12 DE JULHO - ANIVERSÁRIO DE ANÍSIO TEIXEIRA

Homenagem a Anísio Teixeira
Idealizador do Centro Educacional Carneiro Ribeiro

Escola Parque
Escola Classe I
Escola Classe II
Escola Classe III
Escola Classe IV
Escola Estadual Álvaro Silva
Escola Estadual Anísio Teixeira
Escola Estadual Professora Candolina
Escola Estadual Celina Pinho

VIDE VÍDEO ABAIXO

12 DE JULHO - ANIVERSÁRIO DE ANÍSIO TEIXEIRA

VÍDEO DE ABERTURA DO 2º SEMESTRE 2010 - ESCOLA PARQUE E ESCOLA CLASSE IV

TV Anísio Teixeira começa a veicular produção audiovisual pela TVE

Começa nesta segunda-feira (7) a veiculação audiovisual da TV Anísio Teixeira pela TV Educativa (TVE). Parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Secretaria da Educação, a TV pública arte-educativa do Estado foi lançada no dia 19 de abril de 2010, no Palacete das Artes Rodin Bahia. A partir das 20h30 de hoje (7), a TV Anísio Teixeira veicula, em TV aberta, o Almanaque Viramundo, uma revista eletrônica inspirada nos antigos almanaques. Cada programa da série é composto por diversos quadros, um mosaico que traz curiosidades ligadas às disciplinas escolares, perfis, depoimentos, informações e dados da Educação e dos movimentos culturais da Bahia.

Educação em Pauta: Secretaria da Educação lança TV Anísio Teixeira